Sáutil - Sua Saúde em um clique
Feito para os brasileiros

EQUIPAMENTOS E OXIGÊNIO

Equipamentos auditivos

A pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) / Posto de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma avaliação do seu estado geral de saúde.

Equipamentos disponíveis no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece equipamentos ou aparelhos, como próteses, órteses e cadeira de rodas gratuitamente, com a finalidade de promover melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência física ou que foram acometidas por alguma doença que limite sua locomoção.

O serviço está disponível no Brasil inteiro, por meio das Secretarias de Estado e Municipais de Saúde.

Benefícios do Programa

Além de ter direito a diagnóstico específico e serviços especializados como: reabilitação, recebimento de órteses, próteses, e meios que auxiliam na locomoção, o tratamento possibilita ao paciente maior independência e inclusão social.

Como e onde adquirir

A pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) / Posto de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma avaliação do seu estado geral de saúde.

Havendo indicação a pessoa será encaminhada para unidade especializada de média e alta complexidade, onde será avaliado o tipo de tratamento necessário, devendo levar a solicitação do médico, cópia do RG, CPF, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), cópia do comprovante de residência com CEP e deverá informar pelo menos um número de telefone para contato.

Conforme a opção de tratamento solicitada pelo médico da unidade especializada, o paciente poderá receber: reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e também ajuda como fornecimento de órteses, próteses e meios de locomoção necessários para complementar o processo de reabilitação.

Prioridade

A prioridade é dada às crianças e adolescentes em fase de desenvolvimento, seguindo-se os adultos que precisam do aparelho para trabalhar. Também se priorizam os pedidos de equipamentos para correção de deformidades progressivas ou pós-cirúrgicas.

Lista de equipamentos
  • - Aparelho (AASI) uni bilateral
  • - Aparelho de amplificação sonora individual (AASI) externo de condução óssea convencional tipo A
  • - Aparelho de amplificação sonora individual (AASI) externo de condução óssea retroauricular tipo A
  • - Aparelho de amplificação sonora individual (AASI) externo intra-auricular tipo A, B e C
  • - Aparelho de amplificação sonora individual (AASI) externo intracanal tipo A, B e C
  • - Aparelho de amplificação sonora individual (AASI) externo Microcanal tipo A, B e C
  • - Aparelho de amplificação sonora individual (AASI) externo retro-auricular tipo A, B e C
  • - Molde auricular